quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Do "sentimento antipolítica"

Quando iniciou os briefings, o Secretário de Estado adjunto Pedro Lomba explicou que a ideia destes encontros com jornalistas era combater a “desinformação” e o discurso “superficial e vazio que alimenta o sentimento antipolítica”.

Depois desse primeiro briefing – feito ao lado da então secretária de Estado Maria Luís Albuquerque, para esclarecer o assunto swap – Vítor Gaspar demitiu-se. Nessa tarde Maria Luís Albuquerque foi nomeada ministra das Finanças. No dia seguinte, após o segundo briefing, e por causa da nomeação do dia anterior, demitiu-se irrevogavelmente Paulo Portas.

Depois... bem, depois: os briefings foram cancelados; o governo esteve por um fio; ensaiou-se uma remodelação; Passos não aceitou a demissão irrevogável; Portas afinal foi promovido a vice primeiro-ministro; Cavaco não aceitou a remodelação e encenou a rábula da salvação nacional; a salvação nacional falhou; Cavaco afinal aceitou a remodelação; Portas foi confirmado como vice; o PP de Portas assumiu a Economia; Álvaro foi dispensado; o novo Governo foi empossado; houve uma moção de confiança votada na AR, a pedido de… Cavaco; a moção foi viabilizada pela maioria irrevogável.

Passada a tormenta, voltaram os briefings na semana passada. No primeiro briefing Lomba explicou que “com a clarificação política” após a votação da moção de confiança, já era possível retomar as sessões. Que, recordo, visam combater a “desinformação” e o “discurso superficial que alimenta o sentimento antipolítica”.

No segundo briefing o secretário de Estado Pais Jorge regou-se com a gasolina dos swap. No terceiro briefing, Pedro Lomba acendeu o fósforo das “inconsistências problemáticas” nas declarações de Pais Jorge. No terceiro dia, hoje, aconteceu o óbvio: Pais Jorge demitiu-se

Resulta daqui que estes briefings até podem ser bem-intencionados, mas transportam-me o cérebro para aquele Benfica de Artur Jorge que tinha um dos melhores guarda-redes do mundo, Preud’homme, mas depois na defesa só tinha jogadores da estirpe de Bermudez, Tahar, King ou Nelo. Escusado será dizer que não houve guarda-redes (ou flash interview) que valesse ao treinador.

Sem comentários:

Enviar um comentário