sábado, 19 de outubro de 2013

Sócrates está para o PSD, como o PEC IV está para Sócrates

Da mesma forma que a ideia de que "a culpa é do governo anterior" que PSD/CDS puxam quando ficam sem argumentos, como se os últimos dois anos e meio não existissem, também este argumento puxado por José Sócrates e demais entourage de que o PEC IV ia ser a salvação nacional já cansa e muito.

O PEC IV prometia baixar o défice de 8,3% para 4,6% de 2010 para 2011 e de 4,6% para 3% em 2012 e para 2% em 2013. Ou seja, logo no primeiro ano seria preciso baixar o défice de c. 14,3 mil milhões para c. 7,7 mil milhões entre impostos e cortes, coisa pouca. 

Caros socráticos, passistas, portistas e afins: E que tal tratar as pessoas com algum respeito e começarem a por a mão na consciência? Quando a malta começar a votar em extremistas e/ou em qualquer palhaço que se candidate só para o ridículo, a culpa é só vossa.

4 comentários:

  1. Ninguém disse que o PEC IV era a salvação nacional. O PEC IV não prometeu nada, disse o que ia tentar fazer. Com o PEC IV queria-se evitar a vinda da troica. Nunca se saberá o que se conseguiria com o PEC IV, porque ele foi chumbado pelo PSD, CDS, PCP, BE, com a conivência do PR. Para quê torcer as coisas?

    ResponderEliminar
  2. Só a salientar que o PEC IV impunha metas ao país mais agressivas que as que vieram a ser impostas pela troika. Dizer [ou defender] que era uma opção viável em relação à austeridade da troika é um contrasenso.

    ResponderEliminar
  3. Então, a troika foi o mal menor, não é? Que inconsistência a minha!

    ResponderEliminar
  4. Tivemos hipóteses de ir por caminhos que seriam "mal menores": 1) Não desperdiçar o plano anticrise posto em prática em 2009 - em que 61% foi entregue à banca; 2) não aumentar os funcionários públicos em ano de eleições e em que a crise já era evidente, 3) assumir os problemas do país e não fingir que o défice estava controlado; 4) não ter eleições antecipadas [e depois vencedores] baseado em mentiras; 5) não elaborar planos [PEC ou o "ir além da troika" do PSD/CDS] completamente irrealistas; etc.... O post apenas salienta que dizer que com o PEC ia ser tudo melhor é uma ideia falsa. Há muito mais para analisar nos anos mais recentes do que apenas a discussão PECvsTroika em que PS e PSD nos querem afundar.

    ResponderEliminar